Um sorriso muda tudo

Saiba como chegar

Agende sua avaliação:

Ligue grátis no  0800 600 1617

Casos clínicos

Casos clínicos

Caso clínico Wenderson Santana

Reabilitação imediata de paciente portador de deformidade dentofacial, através de implantes planejados por computador e colocação de próteses

Immediate rehabilitation of a patient with dent facial deformity by mean of computer guided implants and prosthesis

Ferreira, M.; Ferreira, E.J.; Montenegro, F. R.; Magalhães, L. R. C.; Baldan, R. C. F.Clínica ARCATA

Unitermos:

deformidade dentofacial, implante, carga imediata

Keywords:

dent facial deformity, implant, immediate load

Resumo:

Paciente sexo masculino, 38 anos, leucoderma, portando deformidade dentofacial e problemas periodontais é submetido à reconstituição protética, usando implantes através de cirurgia guiada por computador e apresenta imediata recuperação das proporções faciais e harmonia estética com atuação impactante no comportamento psicossocial do mesmo.

Abstract:

A male patient, 38 years old, leucoderm, with a dent facial deformity is submitted to prosthetic reconstruction using computer guided implant surgery and shows immediate recovering of facial proportion and aesthetic harmony leading to an impact on his psychosocial behavior.

Introdução:

Define-se deformidade dentofacial, uma desproporção facial e dentária suficientemente grave para afetar a qualidade de vida do paciente e cuja correção implica na utilização de recursos vigentes para reabilitação da saúde oral e psicossocial. Os contornos faciais refletem o esqueleto facial subjacente e, consequentemente, as desproporções esqueléticas afetam inevitavelmente os tecidos moles da face. As deformidades dentofaciais estão relacionadas a desvios das proporções faciais normais e alterações das relações dentárias, podendo resultar em comprometimento estético da face e alterações das funções maxilomandibulares.[1].

A reabilitação oral e maxilofacial com implantes osteointegrados é uma modalidade de tratamento altamente bem sucedida, que tem sido clinicamente documentada em mais de mil publicações científicas nos últimos 40 anos. Desde que os primeiros artigos foram publicados na reabilitação de pacientes edêntulos totais, em 1969, o procedimento se expandiu, constituindo, hoje, ferramenta indispensável no arsenal terapêutico odontológico [2]. Essa técnica pode ser considerada uma modalidade viável de tratamento para a reabilitação de uma maxila edêntula ou com dentes com extração indicada [3]. O uso da cirurgia guiada por computador permite precisão e rapidez de recuperação, dando possibilidade ao paciente de rapidamente retornar as suas atividades [4]. Nesse trabalho, relatamos o caso de um paciente portador de grave deformidade dentofacial, com comprometimento periodontal severo, que foi submetido à exodontia dos dentes condenados na arcada superior e inferior, instalação de implantes com planejamento guiado por computador e colocação de próteses imediatas sobre implantes.

Descrição do caso clínico:

Paciente do sexo masculino, 38 anos, leucoderma, portador de deformidade dentofacial com protrusão de maxila, extrusão dos incisivos e caninos superiores, diastemação anterior inferior e comprometimento periodontal generalizado [Fig. 1], demonstrando grave dificuldade de relacionamento social.

Fig. 01 - Aspecto inicial. Painel A mostra aspecto do terço inferior da face do paciente. Painéis B e C mostram vista lateral intraoral esquerda e direita e painéis D e E aspecto oclusal superior e inferior

O paciente submeteu-se a análise tomográfica para construção de guia cirúrgico e planejamento da reabilitação. No ato cirúrgico foram removidos todos os dentes comprometidos periodontalmente e colocados seis implantes superiores e cinco inferiores. Os molares que apresentavam melhor condição foram mantidos para referência da dimensão vertical de oclusão do paciente.

As próteses imediatas, previamente preparadas, foram instaladas e ajustadas [Fig. 3].

Fig. 2 - Instalação das próteses imediatas.

Foi possível observar uma recuperação imediata da proporção facial com recuperação da harmonia estética do terço inferior da face. O selamento labial foi conseguido com sucesso, bem como estabelecimento de um sorriso natural. Observou-se nítida alteração inclusive da morfologia das asas do nariz [Fig 3].

Fig. 3 - Perfil pré-tratamento e imediatamente após a cirurgia e instalação das próteses. Observa-se estabelecimento de selamento labial, recuperação da dimensão correta do terço inferior da face, restabelecimento do ângulo nasolabial, com modificação importante na conformação da asa do nariz.

O impacto dessa mudança na autoestima do paciente foi evidenciado por uma mudança imediata de postura corporal, com elevação do olhar e aquisição de postura mais ereta. 15 dias após a cirurgia, o paciente apresentava-se com aspecto visual natural e tônus facial normal [Fig. 4].

Fig. 4 - Aspecto final do paciente, comparado com aspecto inicial. A reabilitação da normalidade miofuncional da face permitiu a expressão da fisionomia do paciente que apresentava-se severamente comprometida pela impossibilidade de fechamento da boca.

Discussão:

Um diagnóstico adequado através de uma minuciosa avaliação e um planejamento correto são fundamentais no restabelecimento da saúde oral e dos padrões de estética de um paciente. Protocolos adequados cirúrgicos e restaurativos devem ser adotados para otimizar os resultados estéticos e funcionais [5]. Todos os procedimentos devem ter um padrão técnico profissional de alta qualidade, porém os aspectos psicossociais são igualmente importantes no protocolo de tratamento. Os profissionais devem fazer todo esforço possível para entender a motivação e a expectativa do paciente. Pacientes devem ser bem preparados para a cirurgia e amparados por um longo período pós-tratamento para que possam se adaptar as mudanças pós-cirúrgicas [6]. A restauração da harmonia facial e o estabelecimento de uma oclusão funcional são objetivos comuns de um tratamento de más formações dentoesqueletais complexas. O planejamento e tratamento multidisciplinar, bem como a adequada sequência de intervenções criam as melhores soluções para problemas complexos no sistema estomatognático [7].

Conclusão:

A remoção dos dentes comprometidos periodontalmente, o planejamento adequado da colocação de implantes e a reestruturação da oclusão do paciente através de próteses implantosuportadas foi o caminho mais adequado para o restabelecimento da saúde biopsicossocial do paciente em questão.

Referências:

  • [1] Proffit WR, White Jr RP, Sarver DM. Prefácio. In: Proffit WR, White Jr RP, Sarver DM, eds. Tratamento contemporâneo de deformidades dentofaciais. Porto Alegre:Artmed;2005. p.7.
  • [2] Branemark, P.I. Branemark Novum Protocolo para reabilitação bucal com carga imediata (Same-day Teeth): uma perspectiva global. São Paulo: Quintessence, 2001, 66p.
  • [3] Agliardi EL, Francetti L, Romeo D, Del Fabbro M. Immediate rehabilitation of the edentulous maxilla: preliminary results of a single-cohort prospective study. Int J Oral Maxillofac Implants. 2009 Sep-Oct;24(5):887-95.
  • [4] Danza M, Quaranta A, Palazzo V, Vozza I. Computer-guided flapless surgery: immediately loaded implant-prosthetic rehabilitation. Minerva Stomatol. 2009 Mar;58(3):115-26.
  • [5] De Farias DG, Starr C. Gen Dent. A comprehensive treatment approach focusing on the restoration of the anterior maxilla. 2008 Nov-Dec;56(7):704-8.
  • [6] Nurminen L, Pietilä T, Vinkka-Puhakka Motivation for and satisfaction with surgical treatment: a retrospective study of 28 patients. H Eur J Orthod. 1999 Feb;21(1):79-87.
  • [7] Mangazini AL. A multidisciplinary solution to a complex restorative problem and a macro-esthetic dilemma. Compend Contin Educ Dent. 2010 May;31(4):260-2, 264, 266.

Agende uma avaliação. Nós ligamos para você!